sábado, 9 de junho de 2012

Dinamarca suporta pressão, surpreende e vence Holanda após 45 anos


A Dinamarca resistiu à pressão da Holanda e protagonizou a primeira surpresa da Eurocopa ao vencer por 1 a 0, neste sábado, em Kharkiv, pela primeira partida do Grupo B. Os holandeses atacaram a maior parte do jogo, mas não conseguiram superar o eficiente sistema defensivo adversário, principalmente o goleiro Andersen, e se complicam no “Grupo da Morte”, já que perdeu pontos diante da equipe menos badalada da chave.

O placar representa a primeira vitória da Dinamarca sobre a Holanda depois de 45 anos. Em 1967, havia vencido por 3 a 2 e, desde então, foram cinco empates e três triunfos holandeses.
 Com o resultado, a seleção dinamarquesa, que venceu na estreia da competição pela primeira vez, soma os três primeiros pontos e a Holanda, uma das favoritas ao título, fica zerada. Alemanha e Portugal se enfrentam ainda hoje e fecham a primeira rodada. 

Holanda estreia com derrota pela 2ª vez na história e repete ...
Para os mais supersticiosos torcedores holandeses, o triunfo tem um lado "positivo". Afinal, a única vez em que a seleção do país perdeu em uma estreia de Eurocopa foi em 1988, quando foi derrotada por 1 a 0 para a União Soviética. Naquele ano, a Holanda foi campeã do torneio. Vale lembrar também que na última Copa do Mundo, a Espanha ficaria com título mesmo depois de ser surpreendida pela Suíça na estreia com uma derrota por 1 a 0.

Depois de dominar boa parte do primeiro tempo, os holandeses viram a Dinamarca abrir o placar em uma jogada individual de Krohn-Dehli aos 24 minutos. O gol deu ânimo à equipe escandinava que passou a neutralizar melhor a pressão da Holanda. Na etapa final, os comandos de Bert Van Marwijk intensificaram a pressão e exigiram ainda mais trabalho do setor defensivo dinamarquês, que conseguiu vencer o domínio adversário e manter o placar de 1 a 0.

A partida ainda for marcada pela quebra de um feito histórico. Isso porque o lateral esquerdo Jetro Willems se tornou o jogador mais jovem a disputar o torneio. Com 18 anos e 72 dias ele superou o belga Enzo Scifo que fez a primeira partida na Eurocopa de 1984 quando tinha 18 anos e 115 dias.

Pela próxima rodada, a Dinamarca enfrentará Portugal na quarta-feira, às 13h (de Brasília), em Lviv, na Ucrânia. No mesmo dia, a Holanda duelará com a Alemanha, às 15h45, em Kharkiv.

Dianamarca surpreendeu na estreia
Dianamarca surpreendeu na estreia
Crédito da imagem: Reuters

O jogo
Duelo começou agitado e com dois minutos de bola rolando as duas equipes já haviam criado uma oportunidade de gol. Primeiramente, Agger aproveitou cobrança de falta na área e cabeceou para fácil defesa de Stekelenburg. A Holanda respondeu com a finalização de Willems, fora da área, que saiu por cima do alvo.

Porém, logo os comandados de Bert Van Marwijk começaram a controlar a posse de bola, trabalhar no campo de ataque e pressionar o adversário. Aos seis, Van Persie recebeu passe de Robben na área e finalizou rasteiro à direita do gol. Três minutos depois, Afellay teve a oportunidade de marcar e errou o alvo. Aos 17, Robben recebeu passe de Van Persie em velocidade, invadiu a área, tocou para o meio e a defesa adversária conseguiu recuperar.

Com o passar do tempo, a Holanda seguia dominando a partida, mas pagou pela ineficiência na hora da conclusão. Aos 24, Simon Poulsen cruzou travado da esquerda, Krohn-Dehli aproveitou a sobra, limpou a marcação e concluiu entre as pernas de Stekelenburg para abrir o placar.

O gol sofrido não alterou a forma ofensiva da Holanda jogar. Por outro lado, a equipe escandinava se mostrou mais animada e, com uma forte e eficaz marcação, conseguia neutralizar o adversário. De quebra, ainda conseguia encontrar mais espaços e levar mais perigo.

Porém, em um vacilo do goleiro Andersen, Robben quase empatou o jogo. Aos 35, o meia-atacante do Bayern de Munique aproveitou passe errado do arqueiro e concluiu na trave esquerda. Três minutos depois, Afellay fez jogada individual e arrematou sobre o gol. Aos 41, Krohn-Dehli arriscou rasteiro de fora da área e Stelenburg segurou. No minuto seguinte, Van Persie foi acionado na área, chutou para a defesa de Andersen e perdeu boa chance.

Apesar das chances criadas, principalmente pelos holandeses, o placar de 1 a 0 manteve até o intervalo.
Na volta para a etapa final, a Holanda intensificou a pressão e passou a criar diversas oportunidades para marcar. Aos quatro, Van Persie recebeu passe de Sneijder e concluiu para a defesa de Andersen. No minuto seguinte, o goleiro voltaria a trabalhar bem em conclusão de Van Bommel.

Logo depois, Afellay chutou próximo da trave direita e, aos oito, Heitinga cabeceou após escanteio de Sneijder e mandou sobre o gol. Os holandeses quase pagaram novamente pelas chances desperdiçadas, quando, aos nove, Simon Poulsen fez boa jogada individual, tocou na área e ninguém conseguiu a finalização.

Com o placar persistindo, o técnico Bert Van Marjwik mexeu na equipe aos 25. Entraram Van der Vaart e Huntelaar nos lugares de De Jong e Afellay. Quatro minutos depois, Huntelaaar quase conseguiu o empate, mas parou em grande saída do gol de Andersen que sofreu falta na sequência do lance. As alterações deixaram a Holanda ainda mais defensiva, mas os comandados de Morten Olsen seguiram perfeitos na defesa e seguraram a pressão adversária, protagonizando a primeira surpresa desta Eurocopa.

Autor do gol, Krohn-Dehli (9) ganhou abraço de Bendtner
Autor do gol, Krohn-Dehli (9) ganhou abraço de Bendtner
Crédito da imagem: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...