segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nas 4ªs de final, Roland Garros envolve top 4 no masculino e 142ª do mundo no feminino; veja confrontos




Nesta segunda-feira, foram definidas as últimas vagas para as qurtas de final dos torneios masculino e feminino de Roland Garros. Na chave dos homens, o domínio dos melhores do mundo é evidente: o único entre os oito classificados que não está no top 10 é o espanhol Nicolas Almagro.

No feminino, o fenômeno não se repete e abre espaço até para uma surpresa: aos 24 anos, a cazaque Yaroslava Shvedova eliminou a atual campeão de Roland Garros, a chinesa Na Li, e enfrentará a tcheca Petra Kvitova por uma vaga nas semifinais.

Djokovic busca completar o 'Grand Slam'
Djokovic busca completar o 'Grand Slam'
Crédito da imagem: Reuters
 
Novak Djokovic (1º) x Jo-Wilfried Tsonga (5º)
 Confronto: 5 x 5

Em 2008, Novak Djokovic e Jo-Wilfried Tsonga fizeram uma inesperada final de Australian Open. Quatro anos depois, ambos se reencontram nos melhores rankings das respectivas carreiras e empatados no head-to-head. No único confronto que fizeram no saibro, o sérvio derrotou o francês: 2 sets a 0, parciais de 7-5 e 6-1, mas quartas de final do Masters de Roma de 2012

Roger Federer (3º) x Juan Martin Del Potro (9º)
Confronto: Federer 11 x 2 Del Potro

Em 2009, o suíço e o argentino protagonizaram uma das grandes finais do US Open, vencido por Del Potro no quinto set – ele ainda derrotaria o ex-número um do mundo mais uma vez naquele ano, no ATP Finals. De lá para cá, foram cinco confrontos e cinco vitórias de Federer, que ainda procura retomar o apetite que o transformou em um dos melhores do mundo. Já Del Potro quer consolidar sua retomada depois da grave lesão que sofreu. No saibro, dois jogos e duas vitória para Federer.

David Ferrer (6º) x Andy Murray (4º)

Confronto: Murray 5 x 4 Ferrer

Contra um adversário especialista no saibro, Murray testará seu desenvolvimento no piso no qual nunca foi finalista e também as condições de suas costas – que provocaram problemas logo na 2ªrodada. Para Ferrer, é a chance de figurar pela segunda vez em 38 participações em uma semifinal de Grand Slam – a primeira foi na temporada passada, quando ficou entre os quatro melhores no Australian Open. Na terra batida, o espanhol tem ampla vantagem sobre o britânico: três jogos e três vitórias

Rafael Nadal (2º) x Nicolas Almagro (13º)
Confronto: Nadal 7 x 0 Almagro

Atual número dois do mundo, Nadal leva grande vantagem sobre o freguês Almagro: sete vitórias em sete jogos e 17-2 em sets. Será o terceiro confronto entre os dois em uma edição em Roland Garros: em 2010, a vitória do atual número 2 veio com certas dificuldades, com parciais de 7-6(2), 7-6(3) e 6-4. Em 2008, foi mais fácil: triplo 6-1, em 1h44. Alamagro é o único homem da chave masculina que não está no top nas quartas de final.

Shvedova é a surpresa entre as tenistas que estão nas qurtas de final do feminino
Shvedova é a surpresa entre as tenistas que estão nas quartas de final do feminino
Crédito da imagem: Reuters

Dominika Cibulkova (16º) x Samantha Stosur (6º) Confronto: Stosur 1 x 0 Cibulkova

Aos 28 anos, Stosur, atual campeão do US Open, busca igualar sua melhor campanha no Grand Slam francês: em 2009, ela foi semifinalista na terra batida francesa. Para tanto, ela precisará superar a eslovaca Dominika Cibulkova, que eliminou a atual líder do ranking, Victoria Azarenka, e também tem a semifinal de 2009 como a melhor campanha no Major francês.

Sara Errani (23ª) x Angelique Kerber (10ª)Confronto: Kerber 1 x 0 Errani

Aos 24 anos, a alemão Kerber busca a segunda semifinal da carreira em um Grand Slam. A primeira foi no ano passado, no US Open. Aos 25 anos, a italiana Errani está no ranking mais alto de sua carreira e pode atingir pela primeira vez uma semifinal de Grand Slam

Yaroslava Shvedova (142ª) x Petra Kvitova Confronto: nunca se enfrentaram

Única atleta das quartas de final das chaves masculina e feminina que não está no top 30, Shvedova faz parte da leva de atletas russos que se naturalizaram cazaques nos últimos anos. A atleta busca a primeira semifinal da carreira em Grand Slam. Para tanto, irá encarar a tcheca Petra Kvitova, atual campeã de Wimbledon e que busca sua primeira semifinal em Paris.

Maria Sharapova (2ª) x Kaia Kanepi (25ª) Confronto: nunca se enfrentaram

Atual número dois do mundo, a russa precisa de mais duas vitórias para voltar a ser a líder do ranking do WTA. Sharapova pode alcançar sua terceira semifinal em Roland Garros se conseguir superar a estoniana Kaia Kanepi, de 26 anos, que busca estar pela primeira vez entre as quatro melhores de um Grand Slam em sua 25 aparição em um Major.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...