domingo, 24 de junho de 2012

Grêmio se recupera de eliminação, vence e quebra invencibilidade do Flamengo


Ainda de “ressaca” por conta da eliminação na semifinal da Copa do Brasil na última quinta-feira, o Grêmio deu sinais de recuperação neste domingo. Com uma atuação sólida, o time gaúcho derrotou o Flamengo por 2 a 0, no estádio Olímpico, e entrou no G-4 do Campeonato Brasileiro.

O resultado marcou a primeira derrota da equipe carioca no Brasileiro. Agora apenas o líder Cruzeiro e o Fluminense permanecem invictos. O jogo também marcou o reencontro do técnico Vanderlei Luxemburgo com o Flamengo após a conturbada demissão no início do ano.

A vitória fez com que a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo chegasse aos 12 pontos e assumisse a quarta colocação na tabela. Já o Flamengo permaneceu com nove pontos e está na oitava posição, podendo ser ultrapassado pelo Internacional, que joga apenas às 18h30 (de Brasília).


Com maior volume de jogo, apesar dos problemas de criação, o Grêmio conseguiu abrir o placar aos 32 minutos do primeiro tempo. Marcelo Moreno recebeu passe na área, se livrou do zagueiro, driblou o goleiro e tocou para as redes. O segundo gol gremista saiu logo no início da etapa final. Edilson cobrou escanteio para o primeiro pau e Werley desviou para definir a vitória dos donos da casa.

Preso no forte esquema de marcação montado por Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo não conseguiu chegar ao ataque em muitas oportunidades e a melhor chance aconteceu aos 15 minutos do segundo tempo. Hernane recebeu passe na área e bateu firme no canto, mas parou na ótima defesa do goleiro Victor.


Ambas as equipes voltam a campo no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília). O Flamengo recebe o Atlético-GO, no Engenhão. Já o Grêmio jogará novamente diante de seu torcedor, contra o Atlético-MG.


O Jogo - O Flamengo começou a partida marcando a saída de bola da defesa do Grêmio e tentando impedir que o time da casa tocasse a bola com velocidade mas foi a equipe gaúcha que chegou pela primeira com perigo. Aos três minutos, Marco Antonio arriscou da intermediária e Paulo Victor fez boa defesa.

A resposta do Flamengo veio aos sete minutos. Renato Abreu bateu falta com violência e Victor, com muita dificuldade, espalmou para o lado, permitindo que a defesa tricolor aliviasse o perigo. Os dois times concentravam muitos jogadores na intermediária o que dificultava as jogadas de penetração. Por causa da forte marcação, os jogadores das duas equipes preferiam arriscar chutes de fora da área sem muito sucesso como aconteceu com Marco Antonio aos dez minutos. Apesar de não haver predomínio técnico de nenhuma dos times, o Grêmio ficava mais tempo com a bola enquanto o Flamengo tentava esticar bolas para Vagner Love e Hernane que estavam muito bem marcados pela defesa gaúcha.

O time comandado por Joel Santana ameaçou aos 22 minutos quando Renato Abreu levantou sobre a área e zaga se atrapalhou e quase permite a conclusão de Vagner love. Na cobrança de escanteio, Victor saiu de soco e afastou o perigo.

Aos 26 minutos, o Grêmio criou seu primeiro grande lance. Marllon errou na saída de bola, Kléber penetrou pela esquerda e mesmo marcado por Airton cruzou rasteiro para Marcelo Moreno que virou bateu. A bola tocou no travessão e saiu.

O time gaúcho aumentou a pressão e aos 31 minutos, Kleber mandou a bomba que bateu no travessão e saiu. Aos 32, o Grêmio marcou o primeiro gol. Após bola dividida na área, Marcelo Moreno driblou Wellington Silva, se livrou de Paulo Victor que tentou tirar a bola dos pés do boliviano que teve calma para chutar a bola no canto esquerdo.

Em desvantagem, o Flamengo tentou adiantar sua equipe para tentar buscar o gol do empate mas Vagner Love e Hernane quase não eram acionados em boas condições. Aos 40 minutos, Vagner Love recebeu nas costas da zaga mas a conclusão do atacante saiu fraca e sem problemas para a defesa de Victor.

O Flamengo voltou para o segundo tempo com o meia Botinelli no lugar do lateral-direito Wellington Silva numa tentativa do treinador Joel Santana de dar mais criatividade ao meio campo que estava errando muitos passes. O volante Luiz Antonio foi deslocado para a lateral.

O primeiro lance de perigo aconteceu aos dois minutos quando Marcelo Moreno recebeu dentro da área e mandou uma bomba mas Paulo Victor espalmou para escanteio. Na cobrança do escanteio, Werley subiu mais que zaga carioca e mandou de cabeça para as redes cariocas, marcando o segundo gol.

O Flamengo partiu para o ataque e aos cinco minutos, Luiz Antonio que estava atuando pelo lado direita, derivou para o meio e bateu cruzado. Victor defendeu parcialmente e Hernani, de forma bisonha, cabeceou para fora, desperdiçando a melhor chance rubro-negra na partida. O time comandado por Vanderlei Luxemburgo recuou para tentar surpreender o adversário nos contra-ataques, o que quase conseguiu aos 14 minutos quando depois de jogada rápida, Souza recebeu na grande área e bateu forte mas a bola encobriu o travessão para alívio do goleiro Paulo Victor.

Aos 15 minutos, o Flamengo teve uma grande oportunidade. Magal cruzou para Hernane que dominou e chutou com violência, mas Victor fez grande defesa, evitando o primeiro gol da equipe carioca. O Tricolor gaúcho tentava administrar a vantagem enquanto o Flamengo se mostrava mais agressivo mas não conseguia construir muitas situações para finalizar. Aos 27 minutos, Ibson apareceu para finalizar mas a bola bateu em Gilberto Silva e saiu para escanteio.

Joel decidiu arriscar um pouco mais e trocou o lateral Magal pelo atacante Matheus, filho do ex-jogador Bebeto. E na primeira participação, Matheus assustou o goleiro Victor com um chute muito perigoso.
Mesmo mais preocupado em manter o resultado, o Grêmio quase amplia aos 36 minutos em chute perigoso de Marcelo Moreno que foi bem defendido por Paulo Victor. O goleiro rubro-negro que foi o destaque da equipe voltou a salvar o Flamengo aos 43 minutos em conclusão de Kleber. No minuto seguinte foi a vez de Léo Gago experimentar para outra grande defesa de Paulo Victor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...