segunda-feira, 11 de junho de 2012

França e Inglaterra fazem duelo da sensação contra os desacreditados da Eurocopa


De um lado, uma equipe renovada, jovem e embalada por ótimos resultados. Do outro, um time de uma velha geração que não correspondeu às expectativas, desacreditado e ainda por cima cheio de desfalques. França e Inglaterra se encontram às 13h desta segunda-feira - horário de Brasília -, em Donetsk, pela primeira rodada do grupo D da Eurocopa, em situações bem diferentes.

A seleção francesa não se assemelha em nada ao time que proporcionou um dos maiores fiascos da história do futebol do país ao ser eliminado na primeira fase da Copa do Mundo de 2010 com direito a escândalos entre jogadores e o técnico Raymond Domenech.

Sob o comando de Laurent Blanc e com novos talentos, os 'Bleus' se revitalizaram e conquistaram o rótulo de possível sensação da Euro-2012. A França não perde há 21 partidas e muitos apostam que a invencibilidade pode ser mantida até o fim do torneio continental, culminando com o título.

O time possui o aval de ninguém menos que Zinedine Zidane. "Eu sou um grande torcedor desta equipe, realmente tenho um bom pressentimento quanto a eles. Eu creio que eles estão se preparando muito bem e terão um ótimo torneio."

Ribéry, destaque da França, e Gerrard, medalhão da seleção inglesa
Ribéry, destaque da França, e Gerrard, medalhão da seleção inglesa
Crédito da imagem: Mosaico ESPN - Reuters

Os franceses têm no ataque formado por Samir Nasri, Karim Benzema e Franck Ribéry sua principal força.

“Nosso objetivo é construís um grupo que ganha jogos e também transmite uma boa imagem. Sentimos que estamos criando algo e quando encontra as pessoas elas me dizem que estamos indo na direção certa", afirma o técnico Blanc.

Questionados
Já a Inglaterra não mostra nada de novo há algum tempo. A velha geração liderada por Lampard e Gerrard, remancesnte daquele grupo, não conquistou títulos e ainda não surgiram herdeiros à altura. Para piorar, a grande estrela inglesa, o atacante Wayne Rooney, estará suspenso nas primeiras duas partidas da Euro. O zagueiro Garry Cahill e os meias Gareth Barry e Frank Lampard, lesionados, são os outros desfalques.

O técnico Roy Hodgson, contratado como substituto de Fabio Capello a pouco tempo, no início de maio, vai ter trabalho para montar uma equipe competitiva contra os franceses, apostando no futebol de atletas sem grande currículo internacional, como Ashley Young, Danny Welbeck e Andy Carroll.

“Eles têm seus problemas, mas que seleção não tem? Eles estão lidando com algumas lesões, mas também estamos sem alguns jogadores. Eles estarão especialmente determinados porque têm uma geração que não atingiu os resultados que refletem sua qualidade. Essa pode ser a última chance deles brilharem em um grande torneio”, ameniza o rival Blanc.

Como lembra o treinador, a França não conta com o lateral Bacary Sagna, o atacante Loic Remy e o meia Yoann Gourcuff, cortados por lesão, além da promissor volante Yann M’Villa, que não terá condições de jogo na estreia devido a um entorse no tornozelo.

Se os franceses têm com o apoio de Zidane, a Inglaterra também tem o apoio de uma lenda do futebol nacional. “O goleiro Hart teve uma temporada fantástica com o Manchester City e está cada vez melhor. Todo time precisa de um grande goleiro para ser campeão. E este é um grande torneio para Theo Walcott. Ele já não é um garoto. As pessoas continuam falando de potencial e agora é a hora dele se mostrar para o futebol mundial”, analisa o ex-atacante Alan Shearer.

Invictos
O retrospecto em jogos de Eurocopa conta a favor dos franceses, que nunca perderam da seleção inglesa na competição. Os rivais já se enfrentaram duas vezes, com um empate por 0 a 0 na fase de grupos em 1992 e uma vitória da França nos grupos de 2004. Nesta partida, Lampard colocou os ingleses em vantagem, mas Zidane marcou duas vezes nos acréscimos.

FICHA TÉCNICA
FRANÇA X INGLATERRA

Local: Arena Donbass, em Donetsk (Ucrânia)
Data: 11 de junho de 2012 (segunda-feira)
Horário: 13h (de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Assistentes: Renato Faverani (ITA) e Andrea Stefani (ITA)

FRANÇA: Lloris; Debuchy, Rami, Mexès e Evra; Cabaye, Diarra e Malouda; Nasri, Benzema e Ribéry
Técnico: Laurent Blanc

INGLATERRA:Hart; Johnson, Terry, Lescott e Cole; Parker, Gerrard, Walcott (Milner) e Young; Welbeck e Carroll
Técnico: Roy Hodgson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...