quarta-feira, 20 de junho de 2012

'Feridos', Neymar e Santos tentam passar pelo Corinthians e sua defesa, em busca de final épica

Neymar diz que 'vai para o pau', e Corinthians se apoia em defesa

Neymar foi provocado e está disposto a dar uma resposta por ele e pelo Santos. O desafio? Um Corinthians que ao lado da torcida, no Estádio do Pacaembu, tem conseguido construir uma muralha à frente do seu gol e conta com um retrospecto brilhante para alcançar a inédita final da Copa Libertadores. O vencedor do confronto das 22h desta quarta-feira estará na decisão.

O Santos de Neymar entrará em campo em desvantagem. O time da Vila Belmiro foi anulado dentro do seu alçapão, perdeu de 1 a 0 e precisa devolver o placar para levar o duelo aos pênaltis ou vencer por qualquer diferença fazendo pelo menos dois gols para se classificar automaticamente. O técnico Muricy Ramalho sabe que só uma revolução em sua equipe pode garantir a virada sobre o rival.

A revolução depende de Neymar, e o atacante começou a mostrar reação no campo das palavras. "A equipe do Santos vai buscar, vai correr, vai lutar. Eu brinco que pode até comprar meu Fusca, mas vai ser caro. Estamos preparados e vamos para o pau", disse a estrela nesta terça-feira.

Neymar desmente cansaço e promete churrasco com Luis Alvaro e Andrés

Cansaço não é um problema, garante o jogador, alvo de polêmica após a atuação apagada na partida de ida com o Corinthians. O presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, reclamou da exploração do seu craque, acusou a CBF e os amistosos com a seleção brasileira. Mas Neymar desmentiu. "Estou tranquilo, bem feliz. Meu pai sempre me pediu isso: 'Dê seu máximo'. Não vou me poupar nunca, em nenhuma partida."

O sacrifício pode valer a realização de um sonho. Neymar já revelou que se imagina repetindo Pelé, bicampeão da Libertadores em cima de Peñarol e Boca Juniors. O título em cima dos uruguaios veio no ano passado. O segundo dele - o quarto do Santos -, sobre o Boca, pode vir neste ano. Os argentinos estão na outra semi, e venceram o primeiro jogo, contra a Universidad do Chile, por 2 a 0, em Buenos Aires.

Sonho

Mais do que sonho, obsessão é o que significa o título da Libertadores para o Corinthians. Eliminações dolorosas e o riso dos rivais de São Paulo, todos pelo menos uma vez campeões sul-americanos, fizeram desta competição um trauma para os corintianos. O golpe mais duro foi dado na outra vez em que o time esteve na semifinal do torneio, novamente em um clássico: foi em 2000, diante do Palmeiras. Assim como agora, o Corinthians venceu o jogo de ida por um gol de diferença. Na volta, levou o troco e acabou derrotado nos pênaltis.

Porém, ao contrário daquele ano, quando o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari era o representante do futebol força, e o Corinthians de Rincón, Marcelinho, Edilson e cia vestia a camisa do futebol arte, agora é o time do Parque São Jorge que tem na defesa o ponto forte. A marca de apenas dois gols tomados em 11 partidas é a melhor da história da Libertadores até aqui. No Pacaembu, a equipe do técnico Tite não sofreu nenhum gol e venceu todos os cinco jogos que disputou.

O técnico Tite e os jogadores afirmam: esta será a partida mais importante da história do Corinthians.

Mais mistério

O Corinthians de Tite aposta na defesa, mas não costuma abrir mão de pressionar a saída de bola e sufocar seus adversários. No entanto, pode ser diferente contra o Santos e contra Neymar.

"É o grande dilema, agredir o time deles ou esperar mais", disse Fábio Santos, titular da lateral esquerda que está confirmado contra o Santos após ser poupado do treino de segunda-feira e só participar parcialmente nesta terça. "Se não tomar gol, estamos classificados. Mas temos de estar preparados, o time deles dificilmente fica sem marcar."

Os zagueiros corintianos podem ser ainda mais exigidos se o Santos optar por escalar o atacante Borges no lugar do meia Elano. Assim como fez no primeiro jogo, quando Arouca e Paulo Henrique Ganso, recém-recuperados de lesão, só foram confirmados momentos antes dos times entrarem em campo, Muricy esconde a formação titular.

"Se vier com três atacantes, eu posso segurar um pouco mais, não tem problema", comentou o volante Paulinho, autor do gol da classificação corintiana às semis, contra o Vasco. "Muda no aspecto da gente ficar mais e se esforçar para a bola não chegar na frente. Eles têm vários jogadores decisivos, Neymar, Ganso, Arouca, a bola parada. Temos de estar atentos", completou Ralf, peça-chave na marcação e nas chegadas surpresas ao ataque ao lado do parceiro Paulinho.

Do lado do Corinthians, não há dúvidas. O zagueiro Chicão deu susto ao deixar treino nessa segunda-feira com dores no tornozelo direito, mas vai para o jogo. No lugar do atacante Emerson, autor do golaço da vitória sobre o Santos e suspenso por levar cartão vermelho, entra Willian. Fora do banco de reservas na Vila, o veterano Liedson pode ser novidade entre os suplentes.

VÍDEO: Tite relaciona 21 e mantém suspense sobre presença de ...

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X SANTOS

Local: Estádio do Pacaembu, São Paulo-SP
Data: 20 de junho de 2012 (quarta-feira)
Horário: 22h (horário de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Alessandro Rocha (RS)

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Jorge Henrique e Willian
Técnico: Tite

SANTOS: Rafael; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca e Ganso; Neymar, Borges (Elano) e Alan Kardec
Técnico: Muricy Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...