terça-feira, 12 de junho de 2012

Em jogo 'temido', Rússia tenta classificação antecipada contra a Polônia


Polônia a Rússia entram em campo nesta terça-feira, às 15h45 (de Brasília), em Varsóvia, pelo fechamento da segunda rodada do Grupo A da Eurocopa vivendo situações distintas na chave. Além do nervosismo natural da partida, que poderá definir a classificação dos russos, um aspecto extracampo também tem ganhado destaque para este duelo.

Com a antiga rivalidade entre os países, desde os tempos de União Soviética (os soviéticos invadiram a Polônia durante a Segunda Guerra Mundial), somado ao histórico de violência das duas torcidas, o pré e o pós-jogo têm sido encarados como de alto risco. "Estaremos de olho para qualquer ameaça", disse o ministro do Interior da Polônia, Jacek Cichocki.

A preocupação para o duelo se tornou ainda maior depois que torcedores russos causaram distúrbios após a vitória da seleção do país por 4 a 1 sobre a República Tcheca na última sexta-feira. Exaltados, fãs chegaram a agredir voluntários da Eurocopa. Até agora, dois torcedores da Rússia foram banidos por dois anos dos estádios na Polônia, quatro responderão processo e seis outros são procurados pela polícia por terem espancado os organizadores poloneses. A Federação Russa levou um alerta disciplinar pela má conduta de seus torcedores em Varsóvia. Além disso, esta terça-feira celebra-se o Dia Nacional da Rússia o que fez com que tenha circulado a possibilidade de protestos.



Se fora de campo há uma grande apreensão polonesa, dentro de campo o sentimento poderá ser parecido. Afinal, a seleção anfitriã do torneio, que empatou na estreia com a Grécia por 1 a 1, se complicará em caso de derrota, o que, a obrigaria a vencer na última rodada e a deixaria com a possibilidade de depender de outro resultado para avançar às quartas de final. Já pelo lado russo há a animação em relação à chance de garantir uma vaga antecipadamente. Com uma vitória, os comandados de Dick Advocaat ficariam com seis pontos e só poderiam ser alcançados por um time apenas.

Apesar da importância de um bom resultado, o técnico da Polônia, Franciszek Smuda, não vê o seu elenco pressionado. "O fardo psicológico que recaía sobre os jogadores antes do torneio já não existe e no próximo jogo não vamos estar sujeitos ao mesmo tipo de pressão", declarou o treinador, que considerou a Rússia o time a ser batido da chave. "Já tinha dito várias vezes que a Rússia é a favorita a vencer o nosso grupo. Eles possumem uma excelente equipe e um elenco experiente. Nós temos um time jovem, mais jovem do que a Rússia, mas a experiência não é tudo e a juventude pode causar problemas a uma equipe experiente".

O único desfalque dos donos da casa é o goleiro Wojciech Szczesny que foi expulso na partida de abertura da Eurocopa ao cometer pênalti em Salpingidis. Tyton, que entrou durante a partida e defendeu a penalidade cobrada por Karagounis, será o titular.

Já na Rússia, a intenção é evitar um clima de euforia pela goleada conquistada na primeira partida." Foi apenas um jogo que ganhamos e o torneio mal começou. Temos um bom ambiente, mas é só quando as coisas vão mal que se consegue perceber se o ambiente é bom ou ruim", contou o treinador da seleção russa, Dick Advocaat. "Estão todos motivados para jogar", completou o comandante que poderá contar com todos os jogadores para o confronto.


FICHA TÉCNICAPOLÔNIA X RÚSSIALocal: Estádio Nacional de Varsóvia, em Varsóvia (Polônia)
Data: 12 de junho de 2012, terça-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha)

POLÔNIA: Tyton; Piszczek, Wasilewski, Perquis e Boenisch; Murawski, Polanski, Blaszczykowski, Obraniak e Rybus; Lewandowski
Técnico: Franciszek Smuda

RÚSSIA: Malafeev; Anyukov, Ignashevich, Aleksei Berezutsky e Zhirkov; Shirokov, Denisov e Zyryanov; Dzagoev, Arshavin e Kerzhakov
Técnico: Dick Advocaat

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...