sexta-feira, 8 de junho de 2012

Doença do Carrapato em Cães: Sintomas e Tratamentos




A Erlichiose ou Erliquiose é uma doença muito grave que acontece nos cães, às vezes ela ainda pode aparecer em gatos e ainda em humanos, porém é muito raro, mas não é impossível. A doença costuma ser comum no verão, isso porque os carrapatos necessitam de umidade e calor para que possam se reproduzir.

A Erlichiose é transmitida por um cachorro que já esteja contaminado para outro cachorro sadio, através do carrapato. O parasita vai infectar os glóbulos brancos, ou seja, ela vai infectando as células que são responsáveis pela defesa do organismo do cachorro e por isso é uma doença muito perigosa. Veja aqui os sintomas da doença do carrapato e também os tratamentos.

Sintomas:

A primeira fase é a aguda, onde o cachorro pode transmitir a doença. O animal vai ter falta de apetite, febre e poderá perder peso. Além disso, ele poderá apresentar sangramentos, vômitos, dificuldades para conseguir respirar e algumas manchas avermelhadas na pele. Fique atento à saúde do seu cachorro, se a doença for diagnosticada na primeira fase o tratamento será bem mais fácil e as chances de cura maior.

Na segunda fase, conhecida como ”Fase Subclínica”, o cachorro só terá algumas alterações no exame de sangue. Em alguns casos, mas não todos, o cachorro pode apresentar inchaço nas patas, cegueira, mucosas pálidas e outras coisas. Se nessa fase o sistema imune do animal não conseguir eliminar toda a bactéria do organismo ele irá desenvolver a terceira fase da doença.

Na fase crônica o animal pode perder peso, ter pequenas hemorragias e abdômen dolorido. Normalmente os sintomas são os mesmos da fase aguda, porém mais fortes, além disso, o cachorro terá mais facilidade de contrair outras doenças como a pneumonia e problemas na pele. Ele terá ainda sangramentos mais fortes já que as plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue, vai diminuir muito e também anemia.



Tratamento:

É possível tratar a doença em qualquer fase, dependendo da gravidade da doença o cão deverá receber transfusão de sangue e tratamento com soro, se o caso for mais simples o tratamento todo será a base de antibióticos receitados pelo veterinário. Se a doença for descoberta na fase aguda o tratamento irá durar até 21 dias, se for descoberta na fase crônica poderá durar até 8 semanas. Mas saiba que para saber qual o tratamento ideal para seu animalzinho de estimação é preciso procurar um veterinário.

Prevenção:

Esteja sempre atenta a presença de carrapato no pelo do cão, desinfete os locais onde o cachorro gosta de ficar. Dê banhos com carrapaticidas e se tiver grama na casa procure sempre deixar bem curta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...