segunda-feira, 11 de junho de 2012

Com Sheva espetacular, anfitriã Ucrânia vence Suécia de virada e leva torcida ao delírio


Anfitriã da Eurocopa ao lado da Polônia, a Ucrânia estreou em grande estilo na competição. Com dois gols do ídolo Andriy Shevchenko, os ucranianos bateram a Suécia por 2 a 1, de virada, nesta segunda-feira, no Estádio NSC Olimpiyskiy, em Kiev (Ucrânia), pela primeira rodada do Grupo D. Com este resultado, a seleção do leste europeu lidera a chave com três pontos e é seguida por Inglaterra e França, com um. Zerados, os suecos, que haviam vencido os quatro jogos que tinham feito neste ano, estão na lanterna.

Maior jogador da Ucrânia após o fim da União Soviética, Shevechenko comandou a Ucrânia em 2006, quando a seleção disputou a Copa do Mundo pela primeira vez na história e surpreendeu ao chegar ás quartas de final. 

 

Seis anos depois, os ucranianos debutam na Eurocopa, que será o último torneio do atacante com a camisa do país e, novamente, contam com o jogador para conseguir outra boa campanha. Nesta segunda, o maior artilheiro da seleção ucraniana voltou a ter papel decisivo e levou a torcida ao delírio.


Em um primeiro tempo agitado, ambas as equipes criaram oportunidades de marcar, sobretudo no final da etapa incial. Porém, os gols só sairiam na volta do intervalo. Os suecos abriram o placar com o grande destaque da equipe, o atacante Zlatan Ibrahimovic. Porém, a festa do time foi breve, já que o craque dos ucranianos, Shevchenko, marcou duas vezes e definiu a vitória ucraniana.

Vale lembrar que antes do início do torneio a presença do atacante estava em dúvida devido aos problemas físicos pelo qual ele passa e, que, inclusive, podem fazer com que o camisa 7 se aposente depois da competição. Mesmo sem as condições ideias, o atacante mostrou o motivo de ser considerado uma lenda no país e foi o grande responsável pelo primeiro triunfo da Ucrânia em uma edição da Eurocopa.

Pela próxima rodada do Grupo D, a Ucrânia enfrentará a França, na sexta-feira, às 13h (de Brasília), em Donetsk. No mesmo dia, às 15h45, a Suécia duelará com a Inglaterra.

Com Sheva espetacular, anfitriã Ucrânia vence Suécia de virada e leva torcida ao delírio

O jogo

Apesar do ânimo mostrado pela torcida do lado de fora do campo, no gramado, o duelo começou de maneira diferente. Com as duas equipes se estudando bastante, os goleiros pouco trabalharam no início. A seleção ucraniana detinha maior posse de bola, mas quem criou a primeira chance mais clara de gol foram os suecos. Aos 16 minutos, Ibrahimovic cruzou da esquerdo direto ao gol e Pyatov espalmou. Sete minutos mais tarde, os anfitriões responderam com Shevchenko que finalizou cruzado de dentro da área e mandou à direita do alvo, levando perigo.

Com o passar do tempo, o duelo passou a ficar mais agitado, porém com poucas oportunidades de marcar. Apostando em um esquema ofensivo com três atacantes (Ibrahimovic, Toivonen e Rosenberg) os suecos até chegavam mais ao campo de ataque do que o adversário, mas assustava pouco. Já os comandados de Oleh Blokhin ofereciam certo perigo em raras descidas com velocidade.

Conforme a primeira etapa se aproximava do fim, a Ucrânia, empurrada pela torcida, passou a pressionar. Aos 35, Voronin arriscou de fora da área e Isaksson defendeu. No minuto seguinte, Yarmolenko fez jogada individual, chutou colocado e errou o alvo. Na sequência, Shevchenko arrematou bloqueado pela marcação, tocou de cabeça e Yarmolenko concluiu e também foi prensado.

Os mandantes quase pagaram pelas chances desperdiçadas, aos 38 minutos, quando Ibrahimovic foi acionado na área com liberdade, cabeceou no contrapé de Pyatov e acertou a trave esquerda do gol adversário. Um minuto depois, Gusev levantou da direita e Konoplyanka finalizou por cima da meta. Dessa forma, apesar das chances criadas no final do primeiro tempo, o placar se manteve zerado até o intervalo.

Se durante os primeiros 45 minutos os gols não saíram, na etapa final foi diferente. Aos sete minutos, os suecos, que voltaram melhor do vestiário, abriram o marcador. Kallstrom fez passe cruzado na área e o artilheiro Ibrahimovic completou para as redes. No lance, o lateral ucraniano Selin estava caído no gramado e a seleção escandinava não colocou a bola para fora.

Em vantagem no marcador, os comandados de Erik Hamrén mal tiveram tempo para comemorar. Isso graças a Shevchenko. Três minutos após o gol sofrido, a Ucrânia empatou. Yarmolenko, um dos destaques na partida, cruzou da direita, o camisa 7 se antecipou e marcou de cabeça. Aos 17, Konoplyanka cobrou escanteio na primeira trave, Shevchenko mandou para o fundo do gol e virou o placar.

Após a virada, o duelo seguiu bastante agitado, mas, com os ucranianos buscando administrar a vantagem, as chances de gol se tornaram mais raras. A exceção ficou por conta de uma finalização de Ibrahimovic, aos 31, que Pyatov defendeu. Nesse cenário, o momento de maior emoção ficou por conta da saída de Shevechenko. Aos 36, o atacante deu lugar a Milevskiy e foi ovacionado pela torcida presente no Estádio NSC Olimpiyskiy.

No fim, os suecos ainda pressionaram e criaram duas boas oportunidades de gol com Mellberg e Elmander, mas não conseguiu evitar a derrota. Assim, que o árbitro Cüneyt Çakir apitou o fim do jogo, a torcida ucraniana foi ao delírio assim como Shevchenko, que escreveu mais um capítulo de sua história no futebol do país.

Treinador da Ucrânia, Oleh Blokhin, também foi à loucura com a vitória
Crédito da imagem: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...