quinta-feira, 21 de junho de 2012

Após início ruim, Portugal e República Tcheca se reencontram após 16 anos por vaga na semi

VÍDEO: Rosicky mantém mistério sobre presença contra Portugal...

No dia 23 de junho de 1996, a República Tcheca bateu Portugal por 1 a 0, com gol de Karel Poborsky, pelas quartas de final da Eurocopa, competição na qual terminaria como vice-campeã.


Após 16 anos, as duas seleções voltam a se encontrar na mesma fase do torneio. Semifinalistas há oito anos, tchecos e portugueses apostam no bom momento para se garantirem entre os quatro melhores do continente.

Após ser goleada pela Rússia por 4 a 1 na estreia, a República Tcheca ficou em uma situação difícil no grupo que era tido como o mais equilibrado.

Porém, com uma vitória sobre a Grécia por 2 a 1 encaminhada já nos primeiros minutos e um triunfo por 1 a 0 sobre a anfitriã Polônia, os comandados de Michal Bilek não só garantirão a vaga na próxima fase como também a primeira colocação da chave.

Situação parecida foi vivida por Portugal. Depois de cair na primeira rodada do “Grupo da Morte” para a Alemanha, por 1 a 0, a equipe do treinador Paulo Bento tiveram muitas dificuldades, mas venceram a Dinamarca por 3 a 2 e contaram com um inspirado Cristiano Ronaldo para bater a Holanda por 2 a 1, de virada.

Se o meia-atacante do Real Madrid chega ao jogo decisivo embalado depois de ter marcado dois gols na última partida, o principal atleta do meio de campo tcheco vive situação diferente. Com uma lesão no tendão de Aquiles, Tomas Rosicky teve que voltar ao seu país natal para um rápido tratamento e tem poucas chances de estar em campo.

O último confronto entre as duas seleções ocorreu na última edição da Eurocopa, em 2008, quando os portugueses se deram melhor e venceram por 3 a 1, pela fase de grupos. O resultado encaminhou a classificação de Portugal e contribuiu para a eliminação precoce dos tchecos.

Cristiano Ronaldo decidiu o último jogo a favor dos portugueses
Crédito: Reuters

Para o duelo desta quinta-feira, os comandados de Paulo Bento chegam ao confronto como favoritos. Porém, o treinador espera que seu treinador não entre de “salto alto”. Vamos tentar nos nossos 50% de chance esgotar todas as possibilidades de sermos mais fortes do que eles. Temos conseguido com humildade e capacidade de superar a adversidade. Se perdermos um por cento dessa humildade teremos muito mais dificuldades”, afirmou.

Do outro lado, a República Tcheca se mostra confiante apesar do favoritismo do adversário. “Nós sabemos que Portugal é favorito, mas vai ter que demonstrar esse favoritismo dentro de campo, pois meu grupo também se considera capaz de conseguir a classificação”, declarou Michal Bilek.

FICHA TÉCNICA
REPÚBLICA TCHECA X PORTUGAL

Local: Estádio Nacional, em Varsóvia (Polônia)
Data: 21 de junho de 2012 (Quinta-feira)
Horário: 15h45(de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)

REPÚBLICA TCHECA: Cech; Gebre Selassie, Sivok, Kadlec e Limbersky; Hübschman, Plasil, Kolar, Jiracek e Pilar; Milan Baros
Técnico: Michal Bilek

PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Rául Meireles, João Moutinho; Nani, Hélder Postiga e Cristiano Ronaldo
Técnico: Paulo Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...