sábado, 9 de junho de 2012

Alemanha sofre, mas fura marcação e estreia na Euro com vitória sobre Portugal


Não foi fácil, mas a Alemanha espantou a ‘zebra’ no grupo da morte da Eurocopa. Maior campeã e uma das favoritas ao título, a seleção alemã sofreu com a marcação rival, mas conseguiu bater Portugal por 1 a 0. O único gol do jogo foi marcado pelo centroavante Mario Gomez.

O jogo teve a mesma tônica durante quase todo o tempo. A Alemanha partia para o ataque, sempre apostando em jogadas pelo lado do campo. Do outro lado, porém, Portugal dificultava a vida germânica com muita correria na marcação. No contra-ataque, os lusos assustavam bastante. A prova disso foram as duas bolas chutadas na trave pelos portugueses.

Como não poderia deixar de ser, o gol saiu justamente de um cruzamento. Já aos 27 minutos da etapa final, Khedira achou Mario Gomez dentro da área. Às costas da marcação de João Pereira, o artilheiro alemão teve calma para mandar de cabeça a bola para o fundo do gol.

Com o resultado, a Alemanha iguala os três pontos conseguidos pela Dinamarca, que mais cedo surpreendeu a Holanda, e larga na frente no grupo da morte. A complicada chave B volta a ter jogos na próxima quarta-feira. Os germânicos terão pela frente os desesperados holandeses, enquanto os portugueses jogarão a vida contra os dinamarqueses.


O jogo

 Favorita e mais ofensiva, a Alemanha começou o jogo buscando logo ao ataque. No primeiro minuto, a primeira chance. Boateng cruzou na área, e Mario Gomez conseguiu se antecipar à zaga e cabeceou no canto direito. O goleiro Rui Patrício, porém, caiu para fazer a defesa.

Também logo no começo, o jogo tomou a cara que teria em boa parte do primeiro tempo. A Alemanha dominava a posse de bola, mas tinha muitas dificuldades para passar pela forte marcação de Portugal. Os lusos, porém, não deixavam de ir ao ataque com velocidade sempre que roubavam a bola e também assustavam o rival.

Aos poucos, a seleção alemã ia aprendendo a forma de jogar contra a fechada defesa de Portugal. Com algumas mudanças táticas e também com o cansaço dos rivais, a Alemanha passou a atacar mais pelos lados, principalmente pela esquerda. Sempre com bolas cruzadas, os germânicos tiveram ao menos três boas chances.

Na primeira, Muller cruzou rasteiro da direita, e Podolski pegou de primeira, obrigando o goleiro Rui Patrício a fazer uma defesa em dois tempos. Depois, o mesmo Podolski recebeu livre dentro da grande área, mas de novo bateu de primeira. Desta vez, a bola acabou saindo por cima do gol. Por fim, foi a vez de Thomas Muller desperdiçar uma chance. A bola caiu no pé do atacante do Bayern, que, livre, acabou finalizando cruzado, mas errou o gol.


No fim, as chances perdidas da Alemanha por pouco não foram castigadas. Miguel Veloso cobrou escanteio pela direita, a zaga alemã tirou, e o rebote acabou sobrando para Pepe. O zagueirão emendou para o gol, a bola acabou pegando no travessão, ainda pingou em cima da linha e acabou não entrando.

A etapa final começou no mesmo ritmo. Logo no primeiro minuto, a Alemanha voltou a assustar com cruzamentos, obrigando João Pereira a travar um bom chute de Podolski e obrigando a zaga portuguesa afastar o perigo para escanteio. Os lusos respondiam no contra-ataque. No primeiro deles, Cristiano Ronaldo partiu para cima de Boateng e cruzou, mas Hummels mandou para escanteio.

Aos 11, mais uma boa chance alemã. Em cruzamento de Podolski, Gomez apareceu sozinho na área, mas mandou por cima do travessão. Porém, foi Portugal quem voltou a ter a melhor oportunidade de abrir o placar. Cristiano Ronaldo recebeu livre pela esquerda da grande área, mas demorou para bater e foi travado por Boateng.

O placar só sairia do zero aos 27 minutos da etapa final. E não poderia ser de um jeito diferente. Khedira apareceu pela direita e colocou a bola na área. O artilheiro Mario Gomez apareceu às costas de João Pereira e cabeceou para o fundo das redes.

Em desvantagem, Portugal partiu para cima e não conseguiu o empate por pouco. Na pressão, foram ao menos três chance claras de igualar o marcador. Na primeira, Cristiano Ronaldo encheu o pé de fora da área e obrigou Neuer a fazer uma linda defesa. Na segunda, Nani tentou o cruzamento pelo lado direito da intermediária. A bola, porém, pegou um efeito diferente e acabou parando no travessão da Alemanha.

A chance mais clara, porém, viria já aos 42 minutos. Nelson Oliveira fez ótima jogada pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para Nani. O atacante do United não conseguiu finalizar, mas a bola acabou sobrando limpíssima para Varela. Na cara do gol, porém, ele não conseguiu superar a boa saída de Neuer e parou no goleiro alemão.

Um comentário:

  1. Oi..Agradeço e retribuo a sua visita. Parabéns pelo blog e pela diversidade de assuntos. Tornei-me seu seguidor...Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...