sexta-feira, 15 de junho de 2012

Aleko Stergiou - Fotografia e a paixão pelo surf

Tahiti
TahitiFoto: Aleko Stergiou

Não basta apenas fotografar, viver o lifestyle e a paixão pelo surf, colocar o corpo e a alma na água são obrigatórios para um fotógrafo de surf.

Aleko Stergiou dedica os seus últimos 11 anos a registrar momentos do surf, ondas que quebraram em bancadas e beachbreaks no Brasil e no mundo.

Onda secreta, Tahiti
Onda secreta, TahitiFoto: Aleko Stergiou

Aleko, nada melhor do que “começar pelo começo”. Quem é Aleko Stergiou?Meu nome é Aleko Stergiou, fotógrafo há 11 anos. Sou paulistano filho de gregos, morei na Mooca muitos anos e atualmente moro em Ubatuba, litoral norte de SP.

Como surgiu a paixão pelo surf? E pela fotografia?A paixão pelo surf veio através de alguns amigos que surfavam quando eu tinha uns 16 anos, a galera surfava e eu sempre ficava na praia esperando até um dia que resolvi encomendar uma prancha e não parei nunca mais. A fotografia veio através do meu avô que viajava bastante e tinha os equipamentos e sempre voltava cheio de fotos de suas viagens, eu adorava arrumar os álbuns e ver as fotos. Aí em uma viagem para a Grécia comprei a minha primeira camera, um amigo fotografo viu minhas fotos e disse que eu tinha uma visão legal das coisas aí procurei um curso especializado que durou 2 anos. No meio do curso meus amigos do surf pilharam para que eu fizesse as fotos dentro dágua e eu adorei a idéia e em vez de pegar onda eu clicava meus amigos e aí consegui construir uma carreira bacana no segmento até hoje.

Para você o que o surf tem de diferente em relação a fotografia de outros esportes?Eu acho que o surf é muito imprevisível, é um esporte que depende totalmente da natureza, swell, vento, sol, as condições ideais para um trabalho de fotografia e o fotógrafo também tem que contar com a sorte e muita paciência para conseguir aquele momento especial.

Ilha de Páscoa Foto: Aleko Stergiou

Você tem um surfista favorito de fotografar? Um cara que você se diverte muito registrando as manobras?Um surfista predileto para trabalhar eu não tenho não, mas eu gosto de trabalhar com surfistas que tem disposição, que entendem o que significa fazer um trabalho com direção, ângulos e determinação de produzir, principalmente quando são ondas aqui no Brasil que não tem fundos bons. Mas gosto muito de fazer fotos dessa nova geração como o Gabriel Medina, Miguel Pupo, Alejo e todos os tops mundiais e é claro o fenômeno Kelly Slater.

Quais lugares que a fotografia de surf já te levou?A fotografia de surf já proporcionou viagens espetaculares, como o Tahiti que é meu lugar predileto pela plasticidade das ondas, o Hawaii, Indonésia, Ilha de Pascoa, África, Ámerica Central, Maldivas, Noronha, China, Europa, e grande parte do litoral brasileiro.

Qual foi a melhor barca? Mostre para a gente uma imagem dessa barca?A melhor barca do surf que eu já fiz com certeza foi o swell histórico que rolou em Teahupoo em 27/08/2011. Foi muito especial, ondas enormes com os melhores surfistas do mundo dando um show nas bombas que rolaram. Uma das fotos que mais gosto é essa do Bruce Irons em uma onda muito absurda teve muita atitude.


Bruce Irons, Teahupoo
Bruce Irons, TeahupooFoto: Aleko Stergiou
Uma foto histórica? Sei que você tem muitas. Fale sobre uma que você considera especial.Tenho muitas fotos especiais, mas não tenho como não falar da foto que será eterna em meu portifólio e histórica para o mundo do surf, o aceno de Andy Irons (RIP) para Kelly Slater em Teahupoo em uma sessão de freesurf. Em um único clik fiz a foto da vida sem palavras.
Andy e Kelly em Teahupoo
Andy e Kelly em TeahupooFoto: Aleko Stergiou
Tem algum fotógrafo que você admira? Uma pessoa que você considera um mestre?Eu comecei a fotografar por mim mesmo, nunca tive um professor ou alguém que pudesse me dar uns toques. Ainda peguei a época dos filmes então não tinha toda essa facilidade de hoje de fazer mil fotos para ter algumas boas, então naquela época o rendimento tinha que ser muito bom em filmes de 36 poses. A maior referência que eu tive foram as revistas de surf, onde eu via fotos do Levy Paiva, do Alberto Sodré, o Sebastian Rojas James Thisted, Tony Fleury e de alguns gringos como o Brian Bielman e mais alguns outros.

O Levy que hoje é um grande amigo, me deu muitos toques sobre a leitura de luz que é uma coisa que sempre estou muito atento e é primordial para uma boa foto.

Itamambuca Foto: Aleko Stergiou
Fale um pouco sobre este seu atual momento como fotógrafo. Porque escolheu Ubatuba para viver?Atualmente minha vida mudou por completo. Após trabalhar na temporada de verão como fotógrafo da Escola Zecão de surf em Itamambuca, Ubatuba SP, com uma pilha dos meus amigos Zecão e Irineu, minha mente abriu e me mostrou que não tinha mais nada a ver eu morar em São Paulo, então conversei bastante com a minha esposa e nossas famílias e resolvemos mudar com tudo em busca de uma melhor qualidade de vida para a gente e principalmente para as nossas filhas que poderão crescer no meio da natureza e ver a vida de uma outra maneira. Ubatuba é um lugar que tem altas ondas e ótimos surfistas, uma surf city de verdade.

A próxima missão é registrar picos diferentes aqui do nosso litoral, ir em busca de ondas diferentes e também mostrar como é a cultura e o estilo de vida que a gente vive aqui no litoral, e sempre ligado nas ondas ao redor do mundo e a qualquer momento estar em alguma bancada sempre em busca dos melhores momentos.


Bruno Veiga, Cacimba do padre
Bruno Veiga, Cacimba do padreFoto: Aleko Stergiou
Flávio Nakagima, Nicarágua
Flávio Nakagima, NicaráguaFoto: Aleko Stergiou
Ilhas Maldivas
Ilhas MaldivasFoto: Aleko Stergiou
Moorea, Tahiti
Moorea, TahitiFoto: Aleko Stergiou
Pipeline, Havaii
Pipeline, HavaiiFoto: Aleko Stergiou
Muralha da China
Muralha da ChinaFoto: Aleko Stergiou
Calunga, Noronha
Calunga, NoronhaFoto: Aleko Stergiou
Nicarágua
NicaráguaFoto: Aleko Stergiou
  Teahupoo
TeahupooFoto: Aleko Stergiou
Sylvio Mancusi, Maresias
Sylvio Mancusi, MaresiasFoto: Aleko Stergiou
Piscina de ondas, Ilhas Canárias
Piscina de ondas, Ilhas CanáriasFoto: Aleko Stergiou
Alafê, Itamambuca
Alafê, ItamambucaFoto: Aleko Stergiou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...