domingo, 27 de maio de 2012

Wilko vence o Quiksilver Saquarema Pro

Australianos vencem Alex e Gabriel e fazem final em Saquarema. Matt Wilkinson superou Kai Otton com folga para levar os 40 mil dólares e 6.500 pontos da etapa Prime.

Wilko mostrou todo o seu surf na final, pela segunda vez na vida numa etapa Prime.
Wilko mostrou todo o seu surf na final, pela segunda vez na vida, numa etapa Prime.Foto: Pedro Monteiro
Pela session da manhã, antes do Quiksilver Saquarema Pro começar, o dia prometia, mas não cumpriu. Mesmo com as ondas demorando mais do que deveriam, Kai fez seu trabalho para seguir impune à semifinal. As ondas, longas, poucas, proporcionam qualquer tipo de manobra. Kolohe, que em 2011 venceu dois 6 estrelas no Brasil, deixou Alex precisando de 6.51. Alex usou a tática certa, mas saiu da bateria com apenas uma onda nota 5.00, das quatro surfadas [3 abaixo dos 3 pontos]. O mar traiu o brasileiro.
Wilko X Medina. Achei que a 3ª bateria das quartas seria mais animada. Wilko, mesmo errando a manobra a caminho do inside fez 7.33 com manobras sólidas. Medina tentava voar, sem a prioridade, em tudo que aparecia. Wilko pode ser um fanfarrão, mas não é bobo, não perderia a prioridade nem que a vaca surfe. Por pouco Medina não completa um tubo que o levaria à liderança.
Slater já dizia: “nunca deixe as pernas esticadas dentro de um tubo”. Faltando 5 minutos Wilko dropou. Parecia a boa, mas a onda miou. Era a hora de Medina fazer os 4.60 enquanto o australiano tentava melhorar o 2.33 da sua somatória em qualquer onda. Tensão geral. Medina entrou desesperado numa onda ridícula e a série quebrou lá fora. Ninguém pegou. Matt, pela segunda vez nesse evento, passou com uma segunda nota abaixo de 3 pontos.

O havaiano Asing teve sua melhor performance como profissional até hoje.
O havaiano Asing teve sua melhor performance como profissional até hoje.Foto: ASP South America/Daniel Smorigo
Mesmo com repertório limitado, Asing não erra muito e seu estilo havaiano power rende boas notas nas esquerdas de Itaúna. Yeomans é mais contundente, entuba e manda um cutback de responsa, mas não deu. Melhor resultado de Nate em 2012. Asing foi para sua 1ª semifinal como profissional. Resultado das quartas:
Kai Otton 12.77 X Sebastien Zietz 7.48
Kolohe Andino 11.50 X Alex Ribeiro 7.17
Matt Wilkinson 10.26 X Gabriel Medina 8.67
Keanu Asing 12.50 X Nathan Yeomans 12.00

SEMIS
Kai mostra porque é top há 10 temporadas e abre a bateria com uma paulada potente. Depois de 10 minutos Kolohe ainda não havia surfado. Foi na boa, mas enganchou na primeira manobra, prejudicando a nota. Kai responde surfando forte e segue a disputa escolhendo bem as ondas. Ele parece entender Itaúna e o jogo melhor que os outros. Passou fácil pelo jovem americano.
Wilko tem que se desvencilhar de uma fã antes da bateria. Não foi surpresa vê-lo marcar 7.93 em sua primeira onda e depois fechar a fatura com 9.83, melhor nota do evento. Asing tentou, pegou várias, mas foi embora na combi.

Resultado das semis:
Kai Otton 13.00 X Kolohe Andino 4.67
Matt Wilkinson 17.76 X Keanu Asing 10.67

Sem perder nenhuma bateria Kai Otton parecia no caminho certo para o bicampeonato.
Sem perder nenhuma bateria Kai Otton parecia no caminho certo para o bicampeonato.Foto: ASP South America/Daniel Smorigo
Kolohe teve poucos momentos como esse na semi. Numa de suas melhores ondas passou sem fazer manobra
Kolohe teve poucos momentos como esse na semi. Numa de suas melhores ondas passou por toda a parede sem conseguir encaixar manobra alguma.Foto: ASP South America/Daniel Smorigo
WILKO TIROU AS CARTAS DA MANGA
O australiano morador de Copacabana [Austrália mesmo] foi mais seletivo, mas a bateria era basicamente um festival de entra e sai em ondas erradas. Até que Matt encontrou a onda certa e acertou três manobras, explodindo no lipe, rasgando no bowl e socando a junção para marcar 9.50.
Eu ficaria tenso se fosse Kai Otton, Outra esquerda, Wilko acertou o lipe em alta velocidade duas vezes, pena ter errado o layback na junção, mesmo assim somou mais 7.17 mandando Kai para “comboland”, de onde nunca mais sairia. Daí Wilko deu uma batida funcional, pegou velocidade e mandou um aéreo rodando, sem as mãos, cutback forte e junção com o peito estufado [8.93].
Na onda de trás Kai se enganchou todo. É, estava tenso. Não acertou mais nada e lá se foi o bicampeonato. Brincando de Medina, Wilko mandou outro rodando, muito invertido, só para manter o embalo. Estava à vontade e destruiu mais algumas até a sirene soar.
Com manobras de todo o tipo Wilko encontrou as melhores ondas e deixou Kai em
Com manobras de todo o tipo Wilko encontrou as melhores ondas e deixou Kai em combinaçãoFoto: ASP South America/Daniel Smorigo
Podio
Podio do Matt Wilkinson com Kai Otton, Kolohe Andino e Keanu Asing.Foto: Pedro Monteiro
Acho que nem ele imaginava que seria tão fácil vencer sua segunda etapa Prime na vida. A primeira foi em 2010, na Califa. Aliás, fora isso ele havia vencido apenas um 1 estrela, em 2006. Nessa final deu tudo certo para Wilkou e tudo errado para Kai. [18.43 X 8.63]. A próxima etapa Prime rola em Ballito, África do Sul, de 2 a 8 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...