terça-feira, 29 de maio de 2012

Seleção volta aos EUA com só Neymar consolidado e testes na base olímpica

 
Quando assumiu a seleção brasileira, após a Copa do Mundo da África do Sul, Mano Menezes não se cansava de repetir uma palavra: renovação. Foi esta renovação que fez o treinador mudar a cara da equipe para aquele duelo contra os Estados Unidos, em 10 de agosto de 2010.

Naquele primeiro jogo, os brasileiros venceram por 2 a 0, com gols de Neymar e Pato. O santista fazia sua primeira partida com a camisa da seleção principal; o jogador do Milan voltava, após ter sido deixado de lado por Dunga na Copa do Mundo.

A dupla fazia parte do processo de renovação proposto por Mano, que chamou sete jogadores com idade olímpica; além deles, chamou o goleiro Renan, o lateral-direito Rafael, o volante Sandro, o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante André.

Dois anos depois, a renovação pretendida por Mano faz-se ainda mais presente para mais um duelo contra os norte-americanos. De olho na Olimpíada de Londres que o Brasil enfrenta os Estados Unidos, às 21 horas desta quarta, em Washington, com uma equipe de idade média de 22,5 anos.

Neymar e Mano voltam aos EUA, palco da estreia na seleção
Neymar e Mano voltam aos EUA, palco da estreia na seleção
Crédito da imagem: Agência Estado
 
Daqueles sete olímpicos que estavam na primeira lista de Mano, quatro voltam com o treinador aos Estados Unidos: Neymar, Pato, Rafael e Sandro estão no grupo. Paulo Henrique Ganso, machucado, foi cortado da convocação; André está na pré-lista para Londres, mas viu suas chances diminuírem, enquanto o goleiro Renan, depois de uma passagem ruim pelo Corinthians, saiu do radar do técnico.

Dentre os quatro ‘olímpicos’ que retornam com o técnico para o palco da estreia, apenas Neymar tornou-se unanimidade na seleção. O jogador do Santos amadureceu rapidamente nos dois últimos anos e é hoje a grande referência de futebol brasileiro no mundo.

“Mudei muito de 2010 para cá, o estilo de jogar, o porte físico, eu me sinto muito mais preparado neste momento. Sei que tem aquele velho ditado que em time que está ganhando não se mexe, mas eu estou à disposição para ajudar a equipe a buscar mais uma vitória”, comentou.

Os outros três ainda buscam espaço. Transferido para o Tottenham, Sandro ainda não conseguiu se firmar entre os titulares, mesmo caso de Rafael no Manchester United. Pato, por sua vez, sofreu 14 lesões e pouco jogou pelo Milan.

A esta base de quatro olímpicos remanescentes, Mano acrescentou o goleiro Rafael, o lateral Danilo, o zagueiro Juan, o volante Rômulo, o meia Oscar e o atacante Leandro Damião. Diante dos Estados Unidos, eles começarão como titulares, tendo os reforços do zagueiro Thiago Silva, do lateral-esquerdo Marcelo e do atacante Hulk.

“Vou manter a base, mas teremos pequenas alterações porque preciso observar outros jogadores. De qualquer forma, queremos manter o nível da atuação do jogo contra a Dinamarca”, afirmou o treinador. Contra os dinamarqueses, a seleção venceu por 3 a 1, com atuação de destaque de Hulk e Oscar. Lucas, apagado, perdeu espaço para Neymar, que só se apresentou à equipe nos EUA.

Rival embalado - Aos Estados Unidos, o amistoso serve como preparação para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014. Os norte-americanos vão entrar em campo motivados com a goleada por 5 a 1 sobre a Escócia, com um show do meia ofensivo Landon Donovan, autor de três gols.

Técnico dos norte-americanos, o alemão Jurguen Klinsmann sempre foi conhecido pela qualidade na função de atacante. Como treinador, ele exige que o time tenha um toque de bola rebuscado. “A cada partida, estamos trabalhando para que a equipe deixe de lado os lançamentos”, avisa.

Os Estados Unidos somam quatro confrontos de invencibilidade desde 15 de novembro do ano passado. Mas, além dos resultados, Klinsmann cobra uma boa produção do time. “Na vitória contra a Escócia, conseguimos impor o nosso ritmo, com boas combinações entre os meio-campistas e uma ótima produção dos atacantes”, analisa.

Depois de enfrentar o Brasil, os Estados Unidos disputam um amistoso contra o Canadá, no dia 3 de junho. Em seguida, o país inicia a participação nas Eliminatórias da Concacaf, diante de Antígua e Barbuda.

Depois de acenar com mudança geral, Mano faz só duas alterações na seleção

FICHA TÉCNICA
ESTADOS UNIDOS x BRASIL

Local: FedEx Field, em Washington (EUA)
Data: 30 de maio de 2012, quarta-feira
Horário: 21h07 (de Brasília)
Árbitro: Silviu Petrescu (Canadá)

BRASIL: Rafael; Danilo, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo e Oscar; Hulk, Leandro Damião e Neymar
Técnico: Mano Menezes

ESTADOS UNIDOS: Tim Howard; Steve Cherundolo, Geoff Cameron, Carlos Bocanegra e Fabian Johnson; Maurice Edu, Michael Bradley, Jermaine Jones e Landon Donovan; Terrence Boyd e José Torres
Técnico: Jurgen Klinsmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...