sexta-feira, 25 de maio de 2012

No sufoco dos pênaltis, Santos bate Vélez e agora encara o Corinthians



Foi suado, sofrido e emocionante, mas o sonho da conquista do tetracampeonato do Santos na Taça Libertadores da América continua vivo. Depois de 1 a 0 no tempo normal, o Alvinegro contou com a estrela do goleiro Rafael para eliminar os argentinos do Vélez Sarsfield e avançar às semifinais da competição continental.

Nos 90 minutos, a equipe alvinegra encontrou muita dificuldade para furar a retranca argentina. Com um a mais desde o fim do primeiro tempo - o goleiro Barovero foi expulso após falta em Neymar -, o Peixe cresceu de produção na etapa final e conseguiu o gol que levou a decisão para as penalidades aos 32 minutos, com Alan Kardec.


Nas penalidades, apenas Martinez e Sebá converteram para o Vélez. Canteras chutou por cima, e Rafael defendeu a cobrança de Papa. O Peixe teve 100% de aproveitamento nas cobranças, com Alan Kardec, Ganso, Elano e Léo convertendo para o Peixe. Neymar, o quinto jogador escolhido por Muricy para bater, nem precisou confirmar a classificação alvinegra para a próxima fase. 

Na sequência da competição continental, o Santos vai decidir uma vaga na final contra o rival Corinthians. Por ter melhor campanha na primeira fase, o Timão terá a vantagem de disputar o segundo jogo no Pacaembu. A diretoria do Peixe ainda não decidiu onde mandar a primeira partida. A Vila recebe atualmente menos de 16 mil pessoas (o público pagante contra o Vélez foi de 13.908 pessoas). Morumbi e o próprio Pacaembu pintam como opções.

Neymar Santos x Velez (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar foi perseguido pela marcação do Vélez Sarsfield (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)


Nervoso, Peixe pouco ameaça

"Acá és Velez", dizia uma das faixas na torcida do Vélez Sarsfield, entre os torcedores argentinos na Vila Belmiro. Tal identificação deveria ser suficiente para sinalizar: furar o bloqueio do "Fortín" não seria tarefa nada fácil para o Santos.

Empurrado pelo Alçapão lotado e com uma bonita festa de papéis higiênicos, há muito tempo não feita no estádio do Peixe, o time encontrou um Vélez extremamente disciplinado taticamente.

Como um corpo fechado de engrenagens perfeitamente sincronizadas, as duas linhas de quatro dos argentinos nunca se distanciavam. O pouco criativo meio de campo santista, liderado por um Ganso no sacrifício (ele passará por uma artroscopia na manhã desta sexta-feira), esteve perdido na armação.

Muito nervoso pela necessidade de abrir dois gols de diferença, o Alvinegro não conseguiu impor seu ritmo. Das tribunas de honra da Vila, Diego, Robinho e Alex, trio da geração campeã brasileira de 2002, certamente ficaram preocupados com o que viram na etapa inicial.

Exceção feita a lances esporádicos, como em duas cobranças de falta de Elano e raros lances em que Neymar levou a melhor sobre a zaga, o time não ameaçou Barovero. O Vélez, por sua vez, aproveitava esse nervosismo para tocar a bola com muita eficiência e irritar o Peixe.

De tanto pegar a bola e procurar Neymar como um robô, o Santos, enfim, conseguiu algo. Aos 39 minutos, o time retomou a bola e Elano enfiou belo lançamento da zaga para o ataque na direção do craque. Após dominar de cabeça e passar por Barovero, Neymar sofreu falta do goleiro, na entrada da área - era gol certo. Resultado: o argentino foi expulso.

Nos minutos finais, o Peixe até tentou aumentar a pressão no embalo da torcida, mas foi pouco. Sobrou nervosismo e faltou bola.

Goleiro do Velez expulso, Santos x Velez (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Barovero foi expulso no primeiro tempo após falta em Neymar (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

Léo muda o jogo, e Kardec salva

Um jogador a mais durante 45 minutos para fazer ao menos um gol. Esse era o panorama do Santos quando voltou do intervalo contra o Vélez Sarsfield. A equipe poderia ter calma, tranquilidade e colocar a bola no chão até conseguir o objetivo. Em um desespero inexplicável desde o apito inicial, porém, a opção foi outra: chuveirinho e cruzamentos na área, totalmente fora das características da equipe.

O primeiro lance da etapa final dava a impressão de um Peixe massacrando. De tanto girar a bola de um lado para o outro, o time encontrou Adriano livre. O volante, então, resolveu chamar para si: soltou o pé de fora da área e Montoya, goleiro reserva, espalmou de forma esquisita.

Totalmente aberto e desesperado, o Santos dava espaços para os contra-ataques. E o disciplinado Vélez quase aproveitou em duas oportunidades. Primeiro com Fernández, em lance de muita ousadia e genialidade, quando do meio de campo finalizou e quase surpreendeu Rafael. Depois, com Martínez fazendo boa jogada e rolando para o mesmo Fernández novamente perder.

Neymar, Santos x Velez (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Ganso e Neymar comemoram a classificação

(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Daí para frente, o Santos passou a usar quase que de forma única os cruzamentos. Com o time nervoso pelo tempo que passava, a situação já virava dramática. Muricy, então, resolveu mudar: trocou Juan por Léo, ovacionado pela torcida. E o time ganhou o fôlego que precisava pela esquerda. Rentería já havia tomado o lugar de Adriano, mas sem qualquer notoriedade, exceção feita aos erros bizarros.

Foi então que Alan Kardec teve a chance de ouro, nascida em um ótimo passe de Elano. Completamente livre, porém, o atacante finalizou mal e Montoya defendeu. Parecia o fim para o Santos, já cansado e desesperado.

Léo, então, deu as caras e mostrou por que recebe tanto apoio das arquibancadas. Em uma jogada espetacular pela esquerda, o experiente lateral arrancou, tabelou, invadiu a área e deixou Alan Kardec novamente livre para, desta vez, abrir o placar. Explosão de alegria e alívio na Vila Belmiro.

Incendiado pelo gol, o Alçapão ferveu de forma ensurdecedora. Incentivado pelos quase 14 mil santistas, Neymar fez jogada de gênio. Da esquerda para o meio, passou por toda a zaga argentina e deixou Rentería em ótima condição para marcar, mas o colombiano demorou e perdeu a oportunidade.

O Peixe buscou o segundo, ficou no 1 a 0 e teve de passar pelo drama dos pênaltis. Drama na Vila. O clima era de apreensão, afinal, a geração de Neymar e Ganso, campeã da Libertadores em 2011 e da Copa do Brasil em 2010, ainda não havia passado pela necessidade da disputa de penais.

Mas até esse tabu ficou pra trás. E a geração que tem estabelecido marcas impressionantes, semelhantes às do time de Pelé, pode igualar mais um feito do Peixe dos anos 60 - o bicampeonato consecutivo da Libertadores. Para isso, precisará passar primeiro pelo maior rival, o Corinthians - justamente o único grande paulista que nunca venceu o torneio. Mais drama à vista.


Neymar, Santos x Velez (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Neymar faz a festa com a torcida na Vila Belmiro (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...