segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cariocas dão show em paulistas no início do Campeonato Brasileiro



O futebol carioca goleia o futebol paulista no começo deste Campeonato Brasileiro. Hegemônicos na principal competição do país nas últimas duas décadas, os times de São Paulo, envolvidos na fase final de outros torneios neste momento, ‘patinam’ no Brasileirão. Enquanto isso, as equipes do Rio de Janeiro deslancham.

Apenas um clube do estado mais populoso do país venceu até aqui em duas rodadas da Série A, o São Paulo. O triunfo foi conquistado neste domingo, com um magro 1 a 0 sobre o Bahia, no Morumbi. Já Palmeiras, Santos, Ponte Preta e Portuguesa seguem sem ganhar. O Corinthians, atual campeão nacional, é o pior: perdeu seus dois jogos.

Na semifinal da Copa Libertadores, aonde enfrenta o Santos, o time de Parque São Jorge se defende. “Estamos em duas competições muito importantes e não dá para tu respirar antes de um jogo com o Atlético. Tem que saber valorizar o outro lado também. É muito difícil tu pegar uma Libertadores, um jogo muito intenso com o de quarta. Isso não é desculpa, estou só olhando o lado humano. Eu demorei 48h pra dormir normal, tranquilo. Que o torcedor entenda que não tem falta de empenho”, justificou o técnico Tite após derrota para o Atlético-MG com os titulares, nesse domingo, em Belo Horizonte.

O Palmeiras de Luiz Felipe Scolari, semifinalista da Copa do Brasil ao lado do São Paulo, preferiu poupar os titulares Valdivia e Barcos no duelo de domingo, contra o Grêmio, justamente seu adversário na Copa do Brasil: acabou perdendo no Olímpico.

Alecsandro marcou de bicicleta o golaço da vitória sobre a Portuguesa
Alecsandro marcou de bicicleta o golaço da vitória sobre a Portuguesa
Crédito da imagem: Agência Estado

Sem derrotas
A Cidade Maravilhosa é só sorrisos. As campanhas fracassadas do Botafogo na Copa do Brasil e de Flamengo, Fluminense e Vasco na Libertadores parece ser coisa de um passado muito remoto e o início de Brasileirão é animador.

Botafogo e Vasco são dois dos únicos três clubes com 100% de aproveitamento até aqui - o outro é o Atlético-MG. O Fluminense soma quatro pontos, e o Flamengo ainda não venceu, mas também não foi derrotado: soma dois pontos.

"Nada mais prazeroso do que conseguir duas vitórias contra duas grandes equipes. A vitória é importante em qualquer momento. Começar bem é preponderante, pois precisamos criar a famosa gordura. O Campeonato Brasileiro é dificílimo e enfrentaremos equipes briosas, com muita agressividade, de excelente qualidade pela frente", comemorou o treinador botafoguense, Oswaldo de Oliveira, depois de bater o Coritiba, domingo, em Curitiba.

Nos confrontos diretos com os paulistas, vantagem para o Rio novamente. O Fluminense bateu o Corinthians, e o Botafogo superou o São Paulo, ambas as partidas na primeira rodada, e o Vasco passou pela Portuguesa, neste final de semana.

Reservas do Fluminense comemoram vitória sobre reservas do Corinthians, na primeira rodada
Reservas do Flu comemoram vitória sobre reservas do Corinthians, na primeira rodada
Crédito da imagem: Photocamera

Alerta
Os paulistas já perceberam: se quiserem levar a taça para o estado, assim como aconteceu em seis dos nove campeonatos disputados em pontos corridos desde 2003 e em 13 dos últimos 22 campeonatos no geral, será preciso acordar logo. “O campeonato está só começando, mas é bom ligar o alerta porque dois jogos e duas derrotas é complicado”, comentou o corintiano Liedson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...